Featured Posts

Grupo Pereira lança programa para acelerar o uso da inteligência artificial na companhia

 Iniciativa cria rede de embaixadores em todas as áreas da empresa para capacitar equipes e ampliar o impacto da IA no dia a dia

Transformar tecnologia em valor para o negócio e para as pessoas é o propósito central do P.A.I (Personal Artificial Intelligence), desenvolvido pelo Grupo Pereira, sétimo maior varejista do país, formado por supermercados, atacadistas, atacarejos, restaurantes, farmácias, empresa de turismo, logística e um braço financeiro. O programa cria uma comunidade de embaixadores de IA em 13 áreas da companhia, como marketing, operações, financeiro, prevenção etc, com o objetivo de capacitar os colaboradores, implementar ferramentas de IA, fortalecer a cultura digital e desmistificar o uso da IA  no dia a dia dos times.

Para orientar a adoção das soluções, a empresa definiu critérios que ajudam a identificar quais dores a IA pode resolver e seus impactos em custos, tempo, produtividade e segurança da informação. “O PAI é um programa de pessoas, que une RH e TI, para que o colaborador de qualquer área identifique alternativas de IA que possam ajudar nos seus processos. É como um BP, mas com foco em tecnologia e representa um passo importante na construção de uma cultura de inovação com responsabilidade” diz Paulo Nogueira, diretor de Gente e Gestão do Grupo Pereira.

Cada setor contará com um ‘PAI’, profissionais que receberão capacitação específica para atuar como ponte entre as áreas de negócio. Esses embaixadores terão a missão de acompanhar tendências, incentivar a adoção de soluções de IA, além de compartilhar conhecimento com suas equipes. Com a colaboração,  governança clara e foco no resultado, vamos transformar a tecnologia em valor para todos.

O programa prevê, ainda, treinamento contínuo por meio da Universidade Corporativa, além de mentorias com especialistas e participação em hackathons voltados à resolução de desafios do Grupo, além do Clube dos PAIs, com encontros quinzenais para troca de experiências e boas práticas. “Temos diversas iniciativas que já usam IA, seja algo pronto, seja algo desenvolvido internamente. Agora vamos expandir esse tema para toda a companhia e equipes que aplicarem a IA de forma bem-sucedida em seus projetos serão reconhecidas e premiadas, reforçando a cultura de inovação orientada a resultados e impacto positivo para clientes e operação”, afirma Alfredo Lopes, diretor de TI do Grupo Pereira.

Sobre o Grupo Pereira:

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 174 unidades de negócio, incluindo 34 lojas da rede de supermercados Comper, 69 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 4 unidades de supermercados Schmitt, 18 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 27 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,4 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.