Featured Posts

Grupo Pereira, sétimo maior varejista do país, cria seu próprio ChatGPT

  A solução, batizada de ChatGP,  é parte de um movimento estratégico da empresa para impulsionar eficiência, segurança da informação e inovação no varejo

 O Grupo Pereira deu um passo importante em sua jornada de transformação digital com o desenvolvimento do ChatGP, sua própria ferramenta de inteligência artificial generativa. A solução foi desenvolvida com base na tecnologia do ChatGPT e adaptada para uso interno para apoiar processos, acelerar fluxos de trabalho e garantir o acesso seguro a informações institucionais.

“A ferramenta foi inicialmente disponibilizada a colaboradores de quatro áreas — Tecnologia, Gente & Gestão, Comunicação e Marketing — com o objetivo de validar sua usabilidade e desempenho. O engajamento surpreendeu: em apenas um mês de uso piloto, foram registradas mais de 3 mil interações”, conta Douglas Uesato, Gerente de Digital e Inovação do Grupo Pereira.

A versão atual funciona com um agente genérico, semelhante a outras IA generativas do mercado, mas com o diferencial de operar em um ambiente controlado, que garante maior governança e segurança da informação. As consultas vão desde tarefas como revisão de código e programação até atividades criativas, como estruturação de campanhas.

O ChatGP também oferece um sistema simples de feedback — com opções de “curtir” e “não curtir” — que permite aprimorar a ferramenta com base nas interações dos usuários.

Próximos passos: dados e decisões inteligentes

Está em desenvolvimento uma nova fase do projeto, com a criação de um agente especializado capaz de interagir com os dados internos da empresa. A expectativa é que essa evolução permita extrair insights mais estratégicos, automatizar processos com maior inteligência e apoiar a tomada de decisão de forma mais assertiva.

IA no dia a dia da operação

O uso de inteligência artificial no Grupo Pereira não se restringe à solução generativa. A empresa já utiliza IA há anos, especialmente em áreas como abastecimento e comercial, por meio de modelos preditivos e algoritmos de otimização. Já a IA generativa passou a ser incorporada em 2023 a diversas frentes, como assistentes internos para RH e Processos, curadoria de conteúdo para o time comercial e aplicada à prevenção de perdas.

A adoção da tecnologia vem sendo feita de forma gradual e estratégica, com pilotos em áreas-chave, para, em seguida, fazer a validação de resultados e uma posterior expansão. Os retornos — diretos e indiretos — já são percebidos em diversas frentes: ganhos de produtividade, automação de tarefas repetitivas, redução de retrabalho e decisões mais ágeis baseadas em dados. Áreas como RH, Marketing, Comercial, Prevenção de Perdas e Tecnologia já colhem resultados relevantes com o uso da inteligência artificial.

Sobre o Grupo Pereira:

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 173 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 68 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 7 lojas Schmit, 18 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 27 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,4 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.